Pular para o conteúdo

tecnologia no atletismo

maio 19, 2011

 Considerada a modalidade mais antiga do mundo, o atletismo é um exemplo claro de como a tecnologia atua no esporte. Se antes os atletas corriam descalços, usavam roupas inadequadas e os árbitros ficavam na dúvida sobre quem ganhou uma disputa, quando os corredores das provas de velocidade chegavam quase ao mesmo tempo, as inovações em materiais esportivos e em equipamentos capazes de registrar o exato momento da conclusão de uma corrida, evidenciam que houve um desenvolvimento concatenado do atletismo e da tecnologia.

    O Jones Counter, aparelho utilizado para medir o percurso de corridas de rua, o anemômetro, instrumento para medir a velocidade do vento, além da cronometragem eletrônica são alguns dos equipamentos tecnológicos que fazem parte das competições de atletismo. Com esse avanço, os atletas também cresceram. Isso pode ser comprovado através da evolução dos recordes mundiais.                                                                                              

    Na maratona, por exemplo, o primeiro a vencer a prova nos Jogos Olímpicos, em 1896, na Grécia, foi o grego Spiridon Louis, que completou os 40 quilômetros com 2h58min50. Já este ano, nas Olimpíadas de Pequim, o queniano Samuel Kamau Wansiru terminou a prova com 2h06min32s, quebrando um recorde olímpico que durava 24 anos. Uma melhoria de quase 1h em 112 anos.

No comments yet

Deixe um comentário